marca & conceito

“Ri.set” é uma fonética da palavra inglesa Reset que significa começar de novo, mudar ou fazer de forma diferente.

SOM
reset
/riːˈsɛt/
verb
set again or differently.
v.tr.

1.To set again
2.To restore
3. To adjust
4. To change to a different interest

The act or an instance of setting again. If you reset a machine or device, you adjust or set it, so that it is ready to work again or ready to perform a particular function.

Em Portugal as pessoas dizem mal a palavra comumente dizendo “RÉZETE”, o que se tornou para nós obvio que aproveitar a leitura da fonética faria mais sentido, porque SET é também um cenário a nossa profissão e áreas de actuação.

O conceito baseia-se na máxima simplicidade entre os pretos e brancos. A linha condutora que se estabelece para o atelier é um espaço físico, com paredes picadas, chão em cimento inacabado. Porque essa é a base de toda a criação. Começar do zero ou fazer um Ri.Set.

sobre riset decor

Atualmente posso afirmar que foi através desta inquietude enquanto designer, que comecei a olhar para os espaços que me rodeavam com outros olhos. Com olhos de quem certamente iria ter uma vida além da estética, dando extrema importância à sua função, utilidade, sensações e memórias. Mas não me bastou ter a liberdade e criatividade para criar coisas novas. Percebi desde cedo que a organização, exigência, rigor são fundamentais e a influência da minha família foi determinante.

Tornou-me prática e sonhadora, exigente e mutável, racional e emotiva.

Apesar de ao longo da vida profissional ter aceite vários desafios, em áreas bastante distintas, o que me deu uma formação multi-disciplinar. Fui sempre dando por mim a estar a par das tendências, visitar lojas, feiras, showrooms, ler artigos para conhecer o que se projeta na actualidade, ver sites de design e decoração de interiores.

A minha formação profissional  teve inicio em Marketing, Publicidade e a certa altura, abruptamente, contra todas as expectativas, decidi fazer a licenciatura em Design de Ambientes no IADE. Sem dúvida que a influência artística que a minha Mãe teve sobre mim, fez com que eu, sem eu dar por isso, seguisse as suas pegadas de forma profissional e de que muito me orgulho.

felipa varanda

fundadora & ceo

Comecei desde cedo a ter contacto com outras culturas, outras realidades, outras arquiteturas, designs e decorações. Graças à profissão da minha Mãe, tive oportunidade de visitar variadas vezes muitos países, fui aos EUA, Brasil, Venezuela, Inglaterra, entre outros. Tudo era muito diferente da nossa forma de estar. As mentalidades eram diferentes, tudo parecia exclusivo e uma fonte inesgotável de inspiração.

Arquitetura, construção, obras, reabilitação de casas antigas, lojas de antiguidades e velharias. São tudo hobbys que os meus pais tinham e eu desde criança fiz parte deles. A minha mãe era uma apaixonada por obras e decoração e sempre que viajava trazia uma coisa diferente. Em nossa casa, se não eram os sofás a andar de um lado para outro, era a cor das paredes que eram alteradas, os móveis eram modificados… nenhuma divisão da casa fugia ao frenesim da mudança! Podia ser só a disposição dos moveis, mas alguma coisa tinha sempre que mudar. Sempre em segredo, em suspense. Nessas alturas, sempre que entrávamos em casa, sentíamos o efeito das vendas nos olhos como o programa de TV “Querido mudei a casa”.

 

a equipa

Somos todos diferentes e percecionamos o mundo de forma diferente. Compreendemos, aceitamos e ajudamo-nos uns aos outros. Para nós as diferenças também são essenciais uma vez que é com elas que aprendemos e evoluímos, tanto pessoal como profissionalmente.

Temos uma equipa com valores muito homogéneos. Partilhamos o respeito, a educação, o altruísmo, a honestidade e acima de tudo o bom humor que nos permite encontrar força quando já estamos todos estoirados 😊

Cumprimos prazos, orçamentos, enquanto fazemos tudo com o profissionalismo a que nos habituámos. Sentimo-nos realizados quando vemos que provocámos o efeiro “WOW” nas pessoas.

Vivemos disto e para isto! Tudo na vida é mais fácil acompanhado.Nos bons e nos maus momentos. Isto é uma equipa!

Joana-riset2

Joana Costa

Durante vários anos trabalhei na parte administrativa de várias empresas que nada tinha haver com a minha formação em Engenharia de Materiais. Em 2020 tive um convite para vir trabalhar para a Ri.Set Decor & Design e não pensei duas vezes! Tive a oportunidade de vir trabalhar com amigos, numa área completamente diferente e estou a adorar. Continuo a fazer o trabalho administrativo “chato”, também participo nos vários projetos que temos a decorrer o me permite fazer coisas sempre diferentes.

David Pedroso

Com Formação em História e Cozinha, sempre tive curiosidade pela estética no geral. Pensar como as raizes sociais intervém no processo criativo, como um simples prato precisa ser pensado visualmente, como chegar ao produto final, do pensamento ao papel.  E essa curiosidade não se limitou apenas à área de cozinha.

Depois de várias experiências nesse ramo, comecei a testar a curiosidade e criatividade em pequenas decorações, uns pequenos sketch’s, e neste momento a par com a Felipa Varanda, desenvolvemos projetos para variadíssimas áreas, onde os conhecimentos adquiridos na minha formação multidisciplinar são uma mais valia, já que os projetos desenvolvidos podem ir desde um decor ilustrativo de acontecimentos históricos, bem como de um ambiente que represente um restaurante.